A Importância da Liderança nos processos de Gestão Escolar

A história da educação nos revela diferentes funções assumidas pela escola desde os primórdios, que vão desde uma função predominantemente assistencialista, passando por uma função compensatória da função educativa.


É possível encontrar em muitas escolas diversos tipos de gestores, cada qual atuando com suas competências, para definir ações estratégicas em harmonia com o Projeto Político Pedagógico. Com isso, é importante lembrar que para tornar a escola um espaço efetivo de formação de indivíduos autônomos, conscientes do exercício da cidadania, é preciso desenvolver um trabalho focado na gestão democrática.


A implementação de uma gestão participativa é proposta existente nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, expressando que esse é um dos caminhos mais rápidos para atender às demandas da comunidade escolar, pois sugere a participação do corpo docente, discente, funcionários, famílias e comunidade para formulação de soluções de problemas.


E os nossos gestores escolares estão preparados para exercer a competência de liderança no contexto descrito acima? O papel de um gestor escolar é realizar o trabalho buscando a coletividade, criando condições de confronto construtivo de ideias, desempenhando com flexibilidade e ousadia a sua função de gestor de pessoas e processos ao mesmo tempo.


Para que isso se concretize, é necessário muito diálogo e interação, onde o gestor educacional é a peça fundamental da rede de colaboração que deve ser criada, demonstrando segurança em seus objetivos e em suas escolhas de estratégias e direcionamentos.


No contexto de seus conhecimentos, habilidades e atitudes, os líderes educacionais precisam eleger como prioridade a qualidade da aprendizagem, promovendo ações que possam amenizar ou suprir as lacunas relacionadas ao desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem, ou seja, privilegiando a relação professor/aluno e as ações em sala de aula. Mas é importante enfatizar que a participação de todos, que estão ao redor desse núcleo, precisa ser efetiva  para fortalecer o que é plantado pelo professor, resultando assim em benefícios emocionais, psicológicos e sociais para os alunos e toda a comunidade escolar.


Este cenário só poderá ser constituído e consolidado se os gestores escolares souberem realizar a gestão de pessoas com eficiência e eficácia, atuando com motivação, potencialização de talentos, realizando o alinhamento destes aspectos da liderança com as definições estratégicas administrativas e pedagógicas. Desafio difícil, mas não impossível!

Atendimento Online

Tire suas dúvidas, agora mesmo com um de nossos atendentes, via Skype ou MSN.
Acesse Aqui

Redes Sociais

Blog Facebook Twitter Linked In Youtube

 

wsi favicon

Localização

Sample ImageO Instituto Passadori fica localizado na Avenida Paulista, 726 - Conj. 1103 - São Paulo.

Telefone: 11 3488-1200
passadori@passadori.com.br
Clique aqui e veja o mapa
You are here Instituto Artigos A Importância da Liderança nos processos de Gestão Escolar