A importância da Comunicação no processo de Educação

 

Para que o processo educacional aconteça de forma significativa, ou seja, atinja os 4 pilares da Educação propostos pela UNESCO, como base para a formação do indivíduo que são: Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a conviver  com o outro e a Aprender a ser; Só será possível, se a capacidade de comunicar dos membros, que compõe a rede da Educação (família, escola, mídias e sociedade), estiver desenvolvida e preparada para cumprir seu papel.

A comunicação é eixo fundamental no desenvolvimento pessoal e profissional, nesta era vertiginosa de mudanças, mudanças que, acredito plenamente, que sempre se iniciam no ser humano, uma vez que somos os únicos protagonistas de nossa evolução. Por isso, vale explicitar essa evolução, montando a trajetória da formação do ser a partir do desenvolvimento da comunicação não verbal, que passa para a comunicação verbal e por fim se concretiza na comunicação escrita.   E é assim que vamos nos construindo para conseguirmos nos comunicar para expressar nossas necessidades e compartilhar nossas experiências, para cooperar, nos organizar e melhorar nossa performance, e para também descobrirmos nossa essência e ampliar nossa consciência sobre o infinito e o divino.

Por meio da educação que tivemos, desenvolvemos maior ou menor capacidade de realizar uma comunicação que atende plenamente as necessidades humanas e assim promover uma interação de qualidade com os semelhantes. A integralidade do ser compete à educação, porém a sua capacidade de construir essa integralidade, para a formação de uma sociedade fraterna e justa, perpassa pelos seus relacionamentos familiares, profissionais e na comunidade em que atua, logo perpassa pelo seu poder de comunicar-se. Um ser humano educado tem uma postura comunicacional agradável, motivadora, que inspira e aquece corações, além de agir como facilitador e ajudar na evolução do próximo.

A comunicação significativa influencia, persuade, seduz, lidera, gera resultados, logo é meio de formação de indivíduos autônomos de pensar, falar e agir, que são elementos que compõem a base do trabalho do processo de aprendizagem. Precisamos, assim, desenvolvê-la continuamente por meio de recursos técnicos, atitudinais e comportamentais, pois a Comunicação bem sucedida é uma competência acessível a todos, que desejem desenvolvê-la, e hoje é condição para a melhoria de nossa vida e nosso trabalho. A expressão da comunicação eficaz se faz através da doação de nós mesmos ao próximo, seja através de apresentações de ideias construtivas, construção de consciência e direção assertiva para os objetivos organizacionais na vida profissional, ou através da amizade e fraternidade nos ambientes da escola e da família e ainda nas demonstrações de afeto, compreensão e reconhecimento nas relações pessoais. Tudo está relacionado ao poder de persuasão que cada um conseguiu desenvolver durante sua vida.

Vale a pena lembrar que a velocidade da comunicação nos dias de hoje, deve nos deixar ainda mais atentos, para como melhor devemos nos comunicar, pois o novo mundo informacional nos possibilita falar com pessoas em qualquer lugar do planeta, fazer amigos além-fronteiras, trocar ideias, conhecer outras culturas, fazer cursos de educação à distância, ler respeitados jornais e revistas internacionais, participar de teleconferências e ter acesso a obras maravilhosas, e este contexto exige, cada vez mais,  assertividade e precisão na comunicação, para que a qualidade das relações aumente e se perpetue.

Destacar a comunicação como um dos processos fundamentais da educação, fortalece a construção de mentalidades éticas e saudáveis para assumir a responsabilidade na transmissão de conteúdos de interesse para leitores, ouvintes ou telespectadores como forma significativa de educação que valoriza a cordialidade, a autenticidade e a construção de uma vida humana sustentável. Os meios de comunicação têm relevante papel na educação, pois influenciam na criação de uma consciência que transcende os valores pessoais com foco em valores universais éticos e de interesse do coletivo.

O fortalecimento do trabalho da comunicação nas modalidades de educação existentes (educação formal, educação profissionalizante e educação corporativa) trará resultados mais expressivos para a construção de uma sociedade de novas relações para novas expressões do ser social. A simbiose entre essas áreas otimizará o desenvolvimento do capital intelectual de uma sociedade que está sedenta de  informação, de conhecimento  para transformação de atitudes, valores e virtudes.

Atendimento Online

Tire suas dúvidas, agora mesmo com um de nossos atendentes, via Skype ou MSN.
Acesse Aqui

Redes Sociais

Blog Facebook Twitter Linked In Youtube

 

wsi favicon

Localização

Sample ImageO Instituto Passadori fica localizado na Avenida Paulista, 726 - Conj. 1103 - São Paulo.

Telefone: 11 3488-1200
passadori@passadori.com.br
Clique aqui e veja o mapa
You are here Instituto Artigos A importância da Comunicação no processo de Educação